COMIDAS TÍPICAS DE PERNAMBUCO – parte III

CAFÉS E CEIAS
Angu doce – Espécie de papa feita à base de fubá (farinha de milho), água, leite de coco e açúcar. Servido com café.
Beiju – Tipo de bolo feito apenas com massa de mandioca, coco e uma pitada de sal. Produzido nas casas de farinha, em época de farinhadas. Servido com café.
Canjica – Saboroso creme de milho verde cozido, com açúcar e leite de coco, servido quente ou frio, salpicado com canela em pó. É um tradicional prato do ciclo de festas juninas, com aquele gostinho de roça.
Charutos – Bolinhos feitos à base de goma seca, ovos e açúcar. Modelados sob várias formas, fritos no óleo e servidos geralmente com café.
Cuscuz – Prato feito com fubá ligeiramente umedecida em água, uma pitada de sal, cozido no vapor. Servido quente, apenas com leite ou acompanhado de queijo, carne de sol, bode ou galinha guisada. Na versão doce, é servido ensopado com leite de coco.
Fatias Paridas – São fatias de pão embebidas em leite, passadas em ovos batidos, fritas no óleo quente e salpicadas com uma mistura de açúcar e canela.
Frutas – As frutas mais comuns, no café da manhã ou como sobremesa, são abacaxi, melancia, mamão, melão, manga, laranja e banana.
Gemada – Bebida à base de leite morno, gema de ovo, açúcar e canela, batidos no liquidificador. Servida antes do café-da-manhã, principalmente para quem precisa de uma alimentação energética.
Jerimum com leite – Prato popular, principalmente, nas cidades sertanejas ou na zona rural do Estado. Consta, apenas de jerimum cozido, machucado com o garfo e misturado ao leite morno ou frio. Servido geralmente no jantar.
Milho verde cozido – Para repor as energias, nada melhor que saborear uma espiga de milho verde cozido na água e sal, que é servida quentinha, com aquele gosto de festa na roça. Comida típica do período de festas juninas.
Munguzá – Prato feito com grãos secos de um milho especial, cozidos em caldo açucarado e ainda temperado com leite de coco, erva-doce e cravo. Servido quente, polvilhado com canela.
Pamonha – Prato típico das festas juninas, feito com um grosso caldo de milho verde, leite, manteiga, queijo de coalho ralado e sal. É uma espécie de bolo tendo como forma a palha das espigas do milho, cozido em água em água fervente.
Queijo de coalho – Queijo de fabricação caseira na qual se usa um fragmento do estômago de ovelha ou de cabra no processo de coalhadura do leite. Servido frito ou assado na brasa. Como sobremesa, é acompanhado com mel de engenho.
Sopas – Na culinária pernambucana, há uma infinidade de sopas. As mais tradicionais, porém, são as sopas de feijão, de jerimum e de peixes.
Sucos – Entre os mais tradicionais estão os de pitanga, caju, manga, graviola, pinha e mangaba.
Tapioca – Tipo de beiju feito com goma de mandioca umedecida, assado numa frigideira quente sem qualquer tipo de óleo. A tapioca salgada pode ser recheada com queijo de coalho ou coco ralado. A tapioca doce, ou molhada, é ensopada com leite de coco.
Umbuzada – Creme feito com umbu cozido e passado na peneira, temperado com leite e açúcar. Prato muito apreciado no sertão do Estado, onde também é conhecido como sopa de umbu.
Xerém – Prato feito com grãos de milho seco quebrados no pilão, cozidos na água e sal. Também conhecido como “arroz de pobre”, é servido com leite ou acompanhado de galinha guisada ou carne assada.

Anúncios
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas. Bookmark o link permanente.

4 respostas para COMIDAS TÍPICAS DE PERNAMBUCO – parte III

  1. Pukka disse:

    Humm, quantas delícias, amiga (e eu de eterno regime)…Adoro o \’xerém\’, que chamamos quirera ou canjiquinha. Comida pra pintinho? Nãaao, uma delícia com linguiças fritas e molho, ai…quase babei, lolMilho verde, creme de milho com canela, canjica branca, aff, que delícia!Tudo \’engordiet\’…Essa época do ano, a gente abusa um pouquinho mesmo.E dá-lhe vinho pra esquentar o corpo nesse frio danado aki.Bjuuuu

  2. Pukka disse:

    pow, me deu uma fome…

  3. Pukka disse:

    Ahh, ia esquecendo. Para achar um assunto no live spaces, o jeito é escrever, tipo: \’live spaces – culinária\’…pode ser que tenhas sorte, heheh

  4. Pingback: Os números de 2010 | Brasil e EUA – coisas daqui e de lá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s